Pular para o conteúdo principal

Aprendendo Java

2008-03-19: Aprender Java é uma saga, das grandes! Hoje terminei de ler o capítulo 2 do Core Java 2 5th edition (Cay Horstmann and Gary Cornell – Sun Microsystems Press). Os caras fizeram a coisa certa, explicando o Java no primeiro capítulo, bem como por que os Java e logo no capítulo 2 têm exemplos da aplicação do Java, com explicações gerais e códigos.

No primeiro código, aprendi um recurso novo, pelo menos para mim:

public class CoreJavaCap02 {

public static void main (String[] args) {
// TODO code application logic here
String[] greeting = new String[3];
greeting[0] = "Welcome to core java";
greeting[1] = "by Cay Horstmann";
greeting[2] = "and Gary Cornell";

for ( String g : greeting ) {
System.out.println(g);
}
}

}

Não o for em si, mas como foi feito: greeting é um array de Strings que vai ser percorrido pelo for, exibindo as mensagens através do método println(). Assim eu não sabia, somente do modo tradicional:

For ( int i = 0; i < greeting.lenght; i++ ) {
System.out.println(gretting[i]);
}

Ta bom, é quase igual, mas já é algo novo para se ter um código mais enxuto.

O outro foi um pequeno exemplo de aplicação utilizando janela, na qual desenhamos um frame, um painel, barra de menu, menu, item de menu, que quando é clicado abre uma “caixa de abrir”, escolhemos uma imagem e exibimos como label no panel. Complicado? Mas isso apenas abre e exibe uma imagem compatível com o JLabel.

Teve também um código demonstrando uma Applet. PoutZ, meus browsers não quiseram abrir ( estranho o IE e o FF precisarem de instalação de plugin mesmo depois de ter tudo para Java instalado... bom eu acho...). Mas tudo bem, o netbeans abre o JavaAppletViewer e de boua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gamasutra's Postmorten: RiverMan Media's MadStone

Aqui vão os meus comentários sobre este postmortem. O jogo em questão, MadStone, foi desenvolvido para a plataforma WiiWare, vindo de um antigo sonho de publicar um jogo para Nintendo (dos fundadores da RiverMan). MadStone é um puzzle 2d, onde as peças vão caindo (assim como tetris) e que custa U$8.00 no WiiWare. Antes de publicar um jogo para WiiWare, a desenvolvedora havia já desenvolvido outros dois jogos casuais para PC, Cash Cow e Primate Panic. Tela do jogo MadStone Bom, vamos às dicas deixadas pelos desenvolvedores: O que funcionou: 1. Correr atrás da Nintendo: Entre contatar a Nintendo e se tornar um desenvolvedor autorizado, os desenvolvedores tiveram que correr um pouco atrás. A primeira lição é justamente essa, não é fácil correr atrás e muitas vezes temos que sair de nossa zona de conforto para conseguir as coisas. 2. Plataforma 2D: A decisão de desenvolver um jogo 2D foi tomada por algumas facilidades como ferramentas de arte mais simples, como o photoshop; Pouco código...

GameDev Tutorial - Basic Circle Chain Engine Using Unity3D Part 1

Circle Chain ( http://www.emanueleferonato.com/stuff/circle_chain/ ) is a simple game developed in 2007 by Emanuele Feronato ( http://www.emanueleferonato.com ) as a monetization test in Flash Games. In fact it's based on Boomshine ( http://www.k2xl.com/games/boomshine/ ) Emanuele has since, ported his game tutorial for lots of platforms: AS3: (complete)  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/20/circle-chain-ported-to-as3-with-commented-source-code-available-ready-to-jump-to-the-iphone/ Game Maker: (basic)  http://www.emanueleferonato.com/2012/06/07/circle-chain-engine-made-with-game-maker/ Construct2 HTML5:  http://www.emanueleferonato.com/2012/03/14/html5-version-of-circle-chain-engine-using-scirras-construct2/ Corona SDK:  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/24/basic-circle-chain-engine-using-corona-sdk/ Gideros Studio:  http://www.emanueleferonato.com/2012/04/12/basic-circle-chain-engine-using-gideros-studio/ Stencyl:  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/29/ba...

Replicação coluna Text – SQL Server 2000

Hoje no trabalho, a pedido de um analista de sistemas, coloquei para replicar uma tabela. Eis que, depois de tudo pronto e configurado, no monitor de replicação do enterprise manager, tenho uma mensagem de erro na replicação, pois não é permitido update de coluna text junto com um index clustered. Agora mais essa, o SQL Server todo dia me prega uma peça. Bom, consultando meus caros colegas de trabalho pelo google, não encontrei nenhuma solução real para o problema, na replicação. Algumas soluções encontradas eram tirar o índice clustered e tentar update um por vez, dos campos. Bom resolvi usar minha própria solução: tirar a tabela da replicação, mudar a maldita coluna text para varchar e colocar para replicar novamente. Como a tabela já era populada e nunca havia tido a necessidade de replicá-la, tive que descobrir qual o tamanho máximo que algum registro da coluna text estava utilizando: select max(len(convert(varchar(8000),mensagem))) from base..tabela Varchar(8000) é por ...