Pular para o conteúdo principal

1.1 Práticas de design de UI

Os seguintes requerimentos relatados abaixo são

importantes de se ter em mente na hora de criar a UI:

 
 

  • Aparelho e aplicativos devem ser úteis ao usuário inexperientes. Facilidade.
  • Devem ser úteis em situações na qual o usuário não pode dar total atenção ao aplicativo, por exemplo, muitos aparelhos são operado com apenas uma mão.
  • Fatores de formato e conceitos de UI diferem de aparelho para aparelho, como em tamanho da tela; nem todos aparelhos possuem um dispositivo apontador ( tipo mouse ).
  • Aplicativos rodando em certo tipo de aparelho, devem possuir uma UI compatível com a utilizada no próprio aparelho, afim de o usuário encontre facilidade no uso.

     
     

 
 

Sobre o design dos menus de comandos:

 
 

  • Cuidado ao utilizar muitos comandos, pode ser um inconveniente ter que rolar o menu para escolher um comando.
  • Na fase de criação, divida o aplicativo em visualizações de Screens e Commands ( telas e menus ).
  • Pense cuidadosamente sobre a ordem dos comandos no menu. O que for usado mais freqüentemente deve vir primeiro. "Sair"é sempre o último da lista e deve sempre sair do aplicativo.
  • Limite o tamanho dos nomes dos comandos ( labels ); descreva o comando da forma mais clara e concisa possível, pois muitos aparelhos tendem a cortar nomes muito grande. Ex, se vamos usar "Write greetting"como um nome de comando, o usuário vê "Write..." na tela.
  • Em dispositivos da série 60, utilizamos a softkey ( botão de função ) da direita para ações que indicam voltar, sair ( ações negativas ); a softkey da esquerda para ações como entrar, confirmar (ações positivas). Desta maneira, os usuários ficarão mais familiarizados com o aplicativo.
  • Lembre-se ainda que é possível escrever ambos, curtos e longos labels no construtor:

    Command(String shortLabel,

    String longLabel, int commandType, int priority).


     

Mais detalhes sobre estilos específico de design das plataformas s60, s40, ..., podem ser encontrados forum.nokia:

 
 

S60 http://www.forum.nokia.com/info/sw.nokia.com/id/7e457a32-caf7-41bf-889f-162ff3bef363/S60_UI_Style_Guide_v1_2_en.pdf.html

 
 

S40

http://www.forum.nokia.com/info/sw.nokia.com/id/de0a6a9d-d09c-43eaa076-492e17c7aa87/Series_40_UI_Style_Guide_v3_0_en.pdf.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gamasutra's Postmorten: RiverMan Media's MadStone

Aqui vão os meus comentários sobre este postmortem. O jogo em questão, MadStone, foi desenvolvido para a plataforma WiiWare, vindo de um antigo sonho de publicar um jogo para Nintendo (dos fundadores da RiverMan). MadStone é um puzzle 2d, onde as peças vão caindo (assim como tetris) e que custa U$8.00 no WiiWare. Antes de publicar um jogo para WiiWare, a desenvolvedora havia já desenvolvido outros dois jogos casuais para PC, Cash Cow e Primate Panic. Tela do jogo MadStone Bom, vamos às dicas deixadas pelos desenvolvedores: O que funcionou: 1. Correr atrás da Nintendo: Entre contatar a Nintendo e se tornar um desenvolvedor autorizado, os desenvolvedores tiveram que correr um pouco atrás. A primeira lição é justamente essa, não é fácil correr atrás e muitas vezes temos que sair de nossa zona de conforto para conseguir as coisas. 2. Plataforma 2D: A decisão de desenvolver um jogo 2D foi tomada por algumas facilidades como ferramentas de arte mais simples, como o photoshop; Pouco código

Converter campo text para varchar – SQL Server 2000

Outro dia, conversando com um analista de sistemas no trabalho, este me perguntou, qual era melhor, usar o tipo text ou varchar no campo. Bom, baseado em minhas experiências, respondi que prefiro trabalhar com varchar. Mas antes, uma breve pesquisa no google nos mostrou que: text     Variable-length data with a maximum length of 2^31 - 1 characters varchar Variable-length data with a maximum of 8,000 characters fonte: Database Journal Depois de analisarmos o propósito a que o campo serviria, decidimos por um campo varchar(500). Se você, assim como eu, tentou utilizar uma alter table, alter column, deve ter visto um aviso do SQL Server de que isto não é possível de se fazer. Mas e agora? É isso mesmo que pensamos: temos que criar o novo campo e popular com o que havia no antigo campo. Exemplo: EXEC sp_rename 'tab_inf_nota.mensagem', 'mensagem_old', 'COLUMN'

My fist job @ game industry!

Yes, yes and yes! I have no words to describe this! Awesome, hot, wild! So, what I did? Work as Game Tester for  @LowpolyStudios The game Blowing Pixels Planet Defender for #iPhone was sended to Apple Store review in August 17 and is expected to launch in August 29, so stay tunned! Blowing Pixels Planet Defender, or just BPPD, is a Defender kind game, so you have to break the enemies invasion. Actually, this game is so addictive, like play Tetris! Your brain will enjoy, hwar, hwar, hawr... You can see more details @ developer's web sites: http://www.lowpoly-studios.com/ http://www.facebook.com/LowpolyStudios http://twitter.com/#!/lowpolystudios http://www.blowing-pixels.com/planet_defender.php Oh! Yeah, the Credit Screen: I'm in Testers part: ALEX CANCADO. So, fuck'n YEAH! Next related post I will write about how I get in touch with developer and my contribution about the game.