Os seguintes requerimentos relatados abaixo são
importantes de se ter em mente na hora de criar a UI:
- Aparelho e aplicativos devem ser úteis ao usuário inexperientes. Facilidade.
- Devem ser úteis em situações na qual o usuário não pode dar total atenção ao aplicativo, por exemplo, muitos aparelhos são operado com apenas uma mão.
- Fatores de formato e conceitos de UI diferem de aparelho para aparelho, como em tamanho da tela; nem todos aparelhos possuem um dispositivo apontador ( tipo mouse ).
- Aplicativos rodando em certo tipo de aparelho, devem possuir uma UI compatível com a utilizada no próprio aparelho, afim de o usuário encontre facilidade no uso.
Sobre o design dos menus de comandos:
- Cuidado ao utilizar muitos comandos, pode ser um inconveniente ter que rolar o menu para escolher um comando.
- Na fase de criação, divida o aplicativo em visualizações de Screens e Commands ( telas e menus ).
- Pense cuidadosamente sobre a ordem dos comandos no menu. O que for usado mais freqüentemente deve vir primeiro. "Sair"é sempre o último da lista e deve sempre sair do aplicativo.
- Limite o tamanho dos nomes dos comandos ( labels ); descreva o comando da forma mais clara e concisa possível, pois muitos aparelhos tendem a cortar nomes muito grande. Ex, se vamos usar "Write greetting"como um nome de comando, o usuário vê "Write..." na tela.
- Em dispositivos da série 60, utilizamos a softkey ( botão de função ) da direita para ações que indicam voltar, sair ( ações negativas ); a softkey da esquerda para ações como entrar, confirmar (ações positivas). Desta maneira, os usuários ficarão mais familiarizados com o aplicativo.
- Lembre-se ainda que é possível escrever ambos, curtos e longos labels no construtor:
Command(String shortLabel,
String longLabel, int commandType, int priority).
Mais detalhes sobre estilos específico de design das plataformas s60, s40, ..., podem ser encontrados forum.nokia:
S40
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