Pular para o conteúdo principal

Doom RPG - atualização

Retomando a tradução do Doom RPG. Resumão geral:


No início foi feita a análise do jogo, sua estrutura e como são os arquivos internamente. O alfabeto acentuado


01-09-2006 - início da tradução. - edição de tiles


04-09-2006 - acentuação está ok. Apenas algumas letras precisaram ser editadas. - testes de ponteiros ok também. São bem simples, logo antes da palavra e/ou bloco


03-09-2006 - algumas análise gráficas. - testes de acentuação.


06-09-2006 - testes de ponteiros - descrobri que vou ter que testar tudo viar hardware, pois essa versão do emulador não suporta bem o jogo.


07-09-2006 - tradução do script


09-09-2006 - término dos scripts em "base.str". - início de ponteirização.


20-09-2006 - escrevi um programinha em c para "ponteirar" o texto traduzido... - revisando... - sugestão para: Baddy; Chump;


22-09-2006 - ajustes no programa de reponteirar - o programa está com bug ainda, mas já ajuda em 90%...


23-09-2006 - Arrrrrrhhhh... - Virei a noite arrumando o arquivo que passei pelo ponteirador... - Está tudo ok mesmo... preciso melhorar a rotina do programinha... - ou escrevê-lo nomavamente, pois baseei a procura de ponteiros na procura por 00h (como se fosse término de bloco - o que em prática não existe...); - porém terei casos em que o ponteiro não mais sera 0000h e sim 0001... (BUG!) - A boa é que realmente eu posso escrever do jeito e bem como eu quiser, aumentando ou diminuindo o tamanho de tudo (Iiiaaarrúúú!!!)


26-09-2006 - Edição de imagens. Editado as telas de abertura.


Notem a data. É amigo, comecei a mexer em 2006, no meu então recem celular Sony Ericsson W800i. Isto é o que consta de meu antigo log de tradução. Este ano, 2008 voltei a trabalhar no Doom RPG, porém desta vez resolvi aplicar um pouco de programação java na parada.


Criei um programinha chamado StrEditor, que, como o nome diz, edita os arquivos STR do jogo. Nos arquivos STR é que ficam os textos do jogo, bem como os ponteiros. Com o StrEditor, posso abrir o arquivo STR em modo texto, editar à vontade, gravar um arquivo texto ou gerar um novo STR, já com os ponteiros calculados. Daí é só substituir o arquivo STR original pelo traduzido.


Depois disso, como entrei para o grupo de tradução P.O.B.R.E., e devido à incentivos (aka GamerBoy) resolvi cadastrar como projeto do grupo. Só está faltando mesmo a tradução dos scripts, que agora tenho em mãos.


Pois agora mesmo já estou transformando esses textos traduzidos em novos arquivos STR traduzidos para pt-br...


streditor_00.png

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gamasutra's Postmorten: RiverMan Media's MadStone

Aqui vão os meus comentários sobre este postmortem. O jogo em questão, MadStone, foi desenvolvido para a plataforma WiiWare, vindo de um antigo sonho de publicar um jogo para Nintendo (dos fundadores da RiverMan). MadStone é um puzzle 2d, onde as peças vão caindo (assim como tetris) e que custa U$8.00 no WiiWare. Antes de publicar um jogo para WiiWare, a desenvolvedora havia já desenvolvido outros dois jogos casuais para PC, Cash Cow e Primate Panic. Tela do jogo MadStone Bom, vamos às dicas deixadas pelos desenvolvedores: O que funcionou: 1. Correr atrás da Nintendo: Entre contatar a Nintendo e se tornar um desenvolvedor autorizado, os desenvolvedores tiveram que correr um pouco atrás. A primeira lição é justamente essa, não é fácil correr atrás e muitas vezes temos que sair de nossa zona de conforto para conseguir as coisas. 2. Plataforma 2D: A decisão de desenvolver um jogo 2D foi tomada por algumas facilidades como ferramentas de arte mais simples, como o photoshop; Pouco código

Converter campo text para varchar – SQL Server 2000

Outro dia, conversando com um analista de sistemas no trabalho, este me perguntou, qual era melhor, usar o tipo text ou varchar no campo. Bom, baseado em minhas experiências, respondi que prefiro trabalhar com varchar. Mas antes, uma breve pesquisa no google nos mostrou que: text     Variable-length data with a maximum length of 2^31 - 1 characters varchar Variable-length data with a maximum of 8,000 characters fonte: Database Journal Depois de analisarmos o propósito a que o campo serviria, decidimos por um campo varchar(500). Se você, assim como eu, tentou utilizar uma alter table, alter column, deve ter visto um aviso do SQL Server de que isto não é possível de se fazer. Mas e agora? É isso mesmo que pensamos: temos que criar o novo campo e popular com o que havia no antigo campo. Exemplo: EXEC sp_rename 'tab_inf_nota.mensagem', 'mensagem_old', 'COLUMN'

My fist job @ game industry!

Yes, yes and yes! I have no words to describe this! Awesome, hot, wild! So, what I did? Work as Game Tester for  @LowpolyStudios The game Blowing Pixels Planet Defender for #iPhone was sended to Apple Store review in August 17 and is expected to launch in August 29, so stay tunned! Blowing Pixels Planet Defender, or just BPPD, is a Defender kind game, so you have to break the enemies invasion. Actually, this game is so addictive, like play Tetris! Your brain will enjoy, hwar, hwar, hawr... You can see more details @ developer's web sites: http://www.lowpoly-studios.com/ http://www.facebook.com/LowpolyStudios http://twitter.com/#!/lowpolystudios http://www.blowing-pixels.com/planet_defender.php Oh! Yeah, the Credit Screen: I'm in Testers part: ALEX CANCADO. So, fuck'n YEAH! Next related post I will write about how I get in touch with developer and my contribution about the game.