Pular para o conteúdo principal

Então, você quer ser um pixel artist? - Intro

<Introdução>: Este tutorial, originalmente escrito por Tsugumo, está divido em quinze partes. Recuperei de um antigo endereço e tem sua última atualização datada de Fevereiro de 2007.


Legal é notar que o Tsugumo começou como Pixel Artist por gostar de animação e pela paixão por games. Na época em que escreveu este tutorial estava trabalhando para a BBB (conheço a empresa por este rpg para mobiles: 2007-JME-Elven Chronicles), no Canadá.


bbb_elven_chronicles01.png bbb_elven_chronicles02.png


Não sei se o Tsugumo participou deste jogo, mas dá para se ter uma idéia do trabalho de um Pixel Artist.


Antes de começar o tutorial, Tsugumo deixa o recado de que está agora (qualé, o tutorial é de antes de 2007...) no Canadá, trabalhando para a Big Blue Bubble, é um lugar muito bom e um trabalho divertido e que se alguém tem interessa em trabalhar lá, mande um e-mail para jobs@bigbluebubble.com, com seu curriculum e o portfólio das artes junto.


Por fim, Tsugumo deixa seu tutorial, dividido em 15 partes, para nossos estudos:


1.) A toda poderosa tile de gramado.


2.) Eliminando "a grade".


3.) A ferramenta de tonalização é do mal.


4.) Quebrando a monotonia.


5.) Desmistificando "os grandiosos".


6.) Segredos, atalhos e estratégias.


7.) O mundo dos sprites.


8.) Fazendo um Sprite finalmente.


9.) Fazendo um Sprite de jogo de luta.


10.) Soprando a vida em seus sprites.


11.) Animando um ataque básico.


12.) Contrariando a maré com a seleção de contorno.


13.) Que se faça a luz.


14.) Quanto mais rápido for, mais conseguirá fazer.


15.) Correndo em ciclos - não terminado.


Próximo: Capítulo 1: A toda poderosa tile de gramado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gamasutra's Postmorten: RiverMan Media's MadStone

Aqui vão os meus comentários sobre este postmortem. O jogo em questão, MadStone, foi desenvolvido para a plataforma WiiWare, vindo de um antigo sonho de publicar um jogo para Nintendo (dos fundadores da RiverMan). MadStone é um puzzle 2d, onde as peças vão caindo (assim como tetris) e que custa U$8.00 no WiiWare. Antes de publicar um jogo para WiiWare, a desenvolvedora havia já desenvolvido outros dois jogos casuais para PC, Cash Cow e Primate Panic. Tela do jogo MadStone Bom, vamos às dicas deixadas pelos desenvolvedores: O que funcionou: 1. Correr atrás da Nintendo: Entre contatar a Nintendo e se tornar um desenvolvedor autorizado, os desenvolvedores tiveram que correr um pouco atrás. A primeira lição é justamente essa, não é fácil correr atrás e muitas vezes temos que sair de nossa zona de conforto para conseguir as coisas. 2. Plataforma 2D: A decisão de desenvolver um jogo 2D foi tomada por algumas facilidades como ferramentas de arte mais simples, como o photoshop; Pouco código...

Replicação coluna Text – SQL Server 2000

Hoje no trabalho, a pedido de um analista de sistemas, coloquei para replicar uma tabela. Eis que, depois de tudo pronto e configurado, no monitor de replicação do enterprise manager, tenho uma mensagem de erro na replicação, pois não é permitido update de coluna text junto com um index clustered. Agora mais essa, o SQL Server todo dia me prega uma peça. Bom, consultando meus caros colegas de trabalho pelo google, não encontrei nenhuma solução real para o problema, na replicação. Algumas soluções encontradas eram tirar o índice clustered e tentar update um por vez, dos campos. Bom resolvi usar minha própria solução: tirar a tabela da replicação, mudar a maldita coluna text para varchar e colocar para replicar novamente. Como a tabela já era populada e nunca havia tido a necessidade de replicá-la, tive que descobrir qual o tamanho máximo que algum registro da coluna text estava utilizando: select max(len(convert(varchar(8000),mensagem))) from base..tabela Varchar(8000) é por ...

Música aos meus ouvidos...

2008-03-20: Daft Punk Interstalla 555. Ta aí uma banda eletrônica que relaxa e desperta emoções. Pra quem já gostava do Daft Punk e seus clipes-anime, vai gostar muito deste filme aqui. Trata-se de uma compilação de várias músicas, bem expressadas em cerca de 1 hora de filme, formato anime japonês, do jeito que os fãs gostam. Bem expressadas digo por que, as músicas aliada à animação produz um efeito fantástico, emotivo. Arte, pura, capaz de despertar as mais diversas emoções em nós, seres humanos...