Pular para o conteúdo principal
Aqui vai mais uma matéria devmedia: Curso Online - Criando uma aplicacão de controle de contas para Pocket PC com .NET (Weliton Carlos Flor (English))
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=8309

Da GameDev fiquei sabendo que a google está apoiando estudantes a desenvolverem open source games, através de seu programa Google Summer Code. É mole, uma oportunidade dessas e ainda ser financiado para desenvolver jogos?
http://www.gamedev.net/community/forums/topic.asp?topic_id=487195

Chega de news agora…
2008-03-23: Finalmente escrevi um tutorial bem visual, explicando a tradução de jogos em Java para dispositivos móveis. Confira em www.romhackers.org
2008-03-26: Voltando no joguinho de campo minado. Hoje trabalhei no método setGameOver(). Agora o setGameOver() desenha o campo minado mostrando onde estão as bombas, usando o caractere “X” no lugar do “1”. Quando você perde, chamamos o método setGameOver(), este então percorre todos os índices da matriz field à procura de bombas; se encontrar nessa posição, desenha “X” na mesma posição em blankField. Daí é só desenhar na tela o novo blankField, com as posições das minas marcadas por “X”.

public void setGameOver(){

for ( int i = 0; i < MinesField.MATRIZ; i++ ){
for ( int j = 0; j < MinesField.MATRIZ; j++ ){
if ( this.field[i][j] == BOMBA ){
setBlankField( i, j, "X" );
}
}
}
System.out.println("KKKkkAAAABBUUMMMM\nVocê virou herói de guerra...\nUma medalha decora sua casa...");
//DEBUG drawField( this.field ); //visualize a posição das minas.
drawField( this.blankField );
System.exit(0);
}

2008-03-27: na aula de hoje, vimos aspectos importantes sobre o planejamento estratégico de uma organização. Seria ter uma visão da organização, onde quero chegar? Não confundir com objetivo, pois no segundo temos divisões em etapas das atividades necessárias para atingir tal. Na visão, vamos ter uma idéia da empresa no futuro, e meio que um rumo a seguir. Valores, que envolvem este e a empresa: a ética, honestidade, ...; visão financeira, de negócio: O que tenho de dinheiro? Onde conseguir dinheiro? Quanto custa? Quanto é a taxa de juros? Quando tenho que pagar? Por quanto tempo?; Estas foram as questões financeiras. Quanto à questões do negócio, podemos perguntar: Quem são os meus consumidores? O que eles buscam? O que eu ofereço? O que busco oferecer? Tudo juntamente com planejamento operacional, como vou fazer? O que tenho que fazer para chegar ali? Se eu fizer assim? Este foi basicamente o organograma do planejamento estratégico. No planejamento operacional, vamos buscar informações que devem levar o rumo do planejamento estratégico: Buscar no campo externo, informações que não podemos midificá-las: nossos clientes, quem são, o que ganham, o que compram, qual sua idade, pelo que interessam? Quanto ás informações internas, buscamos dentro de nossa própria organização o que temos, o que podemos produzir, em quanto tempo, os objetivos departamentais? As opções que posso tomar e quais as conseqüências e impacto vai nos deixar?

Tudo isso muito interessante, nos faz pensar bastante sobre planejar uma empresa, e não como a grande maioria dos brasileiro fazem: apenas abrir as portas e ver o que acontece! Com certeza, tendo um planejamento, temos uma grande possibilidade de que nosso negócio prospere, além de um domínio muito maior sobre aquilo que pretendemos fazer, ou saber fazer.

Alie tudo isso à algo apaixonante e vamos ter algo daquilo que os empreendedores de sucesso já possuem: amor pelo que fazer e entusiamos que contagiam seus colegas de trabalho naquilo que se propõe a fazer. Façzer por que é lindo, por que é maravilhoso trabalhar nisso. O prazer de trabalhar concretizado na forma de sucesso, que é apenas conseqüência disto, assim como o dinheiro.


Por que acumular riquezas materiais?
Como viver num mundo material sem material?

Como chegar num objetivo financeiro e daí sim viver?

Como viver daquilo que mais é prazeroso?

Como investir em casa para reduzir os custos?

Planejar empresa de localização: estudos e pesquisa de campo. Retorno e busca de financiamentos

Planejar o software de planejamento financeiro.

Planejar produção de games.

Planejar o intercâmbio

Planejar cursos, de lazer e de profissão.

Como diz o Amyr, planejar 4 meses no futuro é um exercício extraordinário!

Temos diversos objetivos diferentes mesmo durante nossa vida: como posso viver fazendo o que gosto, ganhar meu meio de sobrevivência daquilo que gosto de fazer: estudar, desenvolver um sistema ou jogo, jogar, viajar, traduzir jogos, ensinar, aprender.

Talvez só precisemos de manter nossas mentes ocupadas, mas já começo a ver a importância de um planejamento, até mesmo para a vida toda.

Hhuauhua, como uma faculdade leva ao nosso entendimento coisas que nunca pensaríamos antes, sozinho e no total lazy! Sim, gosto de aprender e absorver tudo que puder...
O objetivo é planejar todas as idéias. As estudando posso conhecer melhor os rumos a seguir: Planejamento Educacional – Faculdade: planejamento estratégico, onde vou chegar, o prazo, o pode ser modificado se sofrer influencias externas, como mesmo um planejamento educacional de língua extrangeira: vai alterar o prazo? O custo (Alterei o planejamento Financeiro Pessoal?)? Ganho o que com isso?. Não é difícil agora entender que todos os nosso planos estão conectados e agora entendo por que nunca consigo com que meus planos funcionem 100%. No mesmo momento que estou envolvido em algo, sinto a necessidade de trabalhar em outra área também. Interessante. Não concluí meu curso de Java da dfjug nas férias, apenas concluí o primeiro módulo, pois me envolvi com projetos de lazer, de tradução de jogos e desenvolvimento de jogo. Ah, também no desenvolvimento do site pessoal.

Na verdade, a primeira experiência foi planejar uma coisa, mas não planejei todo o conjunto. Logo, incompleto o planejamento, ao partir para outras áreas, todo o estudo se perdeu, o que nos dá uma ilusão de que nada deu certo (desânimo). Nada, é muito pouco, mas mesmo que pareça ter tido produtividade em até outros planejamentos, tudo não passou de experiência. Não é fácil, de completo desordeiro e libertino easy rider, virar um planejador estratégico disciplinado que consegue enxergar lá na frente, o longo e mais rentável prazo. Correr contra o tempo é algo que se mostra impossível, pois este, implacável, nunca perde, sempre nos alcança, mesmo nas mais brilhantes idéias, ou mesmo nos deixa para trás. Quer saber, imagine uma invenção do “futuro” e não vai demorar a entender que é preciso do tempo para que consigamos chegar lá. Hahaha, George Lucas não teve que esperar a tecnologia avançar para que conseguisse expressar completamente sua arte, na forma de filme? Lançou uma trilogia, mas teve que esperar (ah, o tempo... não podemos nem mesmo nos distanciar tanto dele...) a tecnologia se desenvolver, para que pudesse expressar seu pensamento de forma mais fidedigna! Nossa capacidade de pensar é incrível! Podemos criar e ver todo tipo de invenção ou tecnologia, desejos e realizações. Já pensou em quando esse limite não mais existir? Penso, logo crio, não mais apenas o existencial, penso logo existo. Taí, gostei dessa, penso, logo crio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gamasutra's Postmorten: RiverMan Media's MadStone

Aqui vão os meus comentários sobre este postmortem. O jogo em questão, MadStone, foi desenvolvido para a plataforma WiiWare, vindo de um antigo sonho de publicar um jogo para Nintendo (dos fundadores da RiverMan). MadStone é um puzzle 2d, onde as peças vão caindo (assim como tetris) e que custa U$8.00 no WiiWare. Antes de publicar um jogo para WiiWare, a desenvolvedora havia já desenvolvido outros dois jogos casuais para PC, Cash Cow e Primate Panic. Tela do jogo MadStone Bom, vamos às dicas deixadas pelos desenvolvedores: O que funcionou: 1. Correr atrás da Nintendo: Entre contatar a Nintendo e se tornar um desenvolvedor autorizado, os desenvolvedores tiveram que correr um pouco atrás. A primeira lição é justamente essa, não é fácil correr atrás e muitas vezes temos que sair de nossa zona de conforto para conseguir as coisas. 2. Plataforma 2D: A decisão de desenvolver um jogo 2D foi tomada por algumas facilidades como ferramentas de arte mais simples, como o photoshop; Pouco código

Converter campo text para varchar – SQL Server 2000

Outro dia, conversando com um analista de sistemas no trabalho, este me perguntou, qual era melhor, usar o tipo text ou varchar no campo. Bom, baseado em minhas experiências, respondi que prefiro trabalhar com varchar. Mas antes, uma breve pesquisa no google nos mostrou que: text     Variable-length data with a maximum length of 2^31 - 1 characters varchar Variable-length data with a maximum of 8,000 characters fonte: Database Journal Depois de analisarmos o propósito a que o campo serviria, decidimos por um campo varchar(500). Se você, assim como eu, tentou utilizar uma alter table, alter column, deve ter visto um aviso do SQL Server de que isto não é possível de se fazer. Mas e agora? É isso mesmo que pensamos: temos que criar o novo campo e popular com o que havia no antigo campo. Exemplo: EXEC sp_rename 'tab_inf_nota.mensagem', 'mensagem_old', 'COLUMN'

My fist job @ game industry!

Yes, yes and yes! I have no words to describe this! Awesome, hot, wild! So, what I did? Work as Game Tester for  @LowpolyStudios The game Blowing Pixels Planet Defender for #iPhone was sended to Apple Store review in August 17 and is expected to launch in August 29, so stay tunned! Blowing Pixels Planet Defender, or just BPPD, is a Defender kind game, so you have to break the enemies invasion. Actually, this game is so addictive, like play Tetris! Your brain will enjoy, hwar, hwar, hawr... You can see more details @ developer's web sites: http://www.lowpoly-studios.com/ http://www.facebook.com/LowpolyStudios http://twitter.com/#!/lowpolystudios http://www.blowing-pixels.com/planet_defender.php Oh! Yeah, the Credit Screen: I'm in Testers part: ALEX CANCADO. So, fuck'n YEAH! Next related post I will write about how I get in touch with developer and my contribution about the game.