Um artigo muito interessante do blog Benzaitenbasil, Vídeo Game Arte: protagonistas nos mostra como um jogador pode ligar-se com o protagonista de um jogo. Antigamente os jogos não tinham grandes visuais e a ligação com o protagonista era mais algo imaginável, pois na época dos Ataris, por exemplo, não tinha como fazer algo melhor tecnologicamente. Depois, com a evolução tecnológica, os personagens passaram a ter maior semelhança com o público, com a realidade e muitos jogadores acabam se identificando com o protagonista. O exemplo das personagens masculino e feminino, onde jogadores escolhem o sexo do protagonista, ou muitos marmanjos se recusam a jogar com um protagonista feminino. É, o jogador gosta mesmo de se identificar com o protagonista, ou mesmo tirar vantagens disto. Vale à pena a visita.
Aqui vão os meus comentários sobre este postmortem. O jogo em questão, MadStone, foi desenvolvido para a plataforma WiiWare, vindo de um antigo sonho de publicar um jogo para Nintendo (dos fundadores da RiverMan). MadStone é um puzzle 2d, onde as peças vão caindo (assim como tetris) e que custa U$8.00 no WiiWare. Antes de publicar um jogo para WiiWare, a desenvolvedora havia já desenvolvido outros dois jogos casuais para PC, Cash Cow e Primate Panic. Tela do jogo MadStone Bom, vamos às dicas deixadas pelos desenvolvedores: O que funcionou: 1. Correr atrás da Nintendo: Entre contatar a Nintendo e se tornar um desenvolvedor autorizado, os desenvolvedores tiveram que correr um pouco atrás. A primeira lição é justamente essa, não é fácil correr atrás e muitas vezes temos que sair de nossa zona de conforto para conseguir as coisas. 2. Plataforma 2D: A decisão de desenvolver um jogo 2D foi tomada por algumas facilidades como ferramentas de arte mais simples, como o photoshop; Pouco código...
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