Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento de Jogos Digitais – UCPel

Hello people. Hoje quero falar um pouco do curso online de gamedev, pela Universidade Catolica de Pelotas – UCPEL. O curso, Desenvolvimento de Jogos Digitais, ou DJD, é ministrado pelos professores Everton Vieira e Luiz Alessandro Nörnberg, ambos com experiência da indústria do jogo eletrônico.

A iniciativa desses tutores foi a melhor coisa que já vi. Há público para cursos voltados para desenvolvimento de jogos digitais, mas nem todos moramos em uma capital brasileira ou perto de grandes centros. A opção online caiu como uma luva. Ah, não podemos deixar de dizer que o valor do curso está bem justo e barato.

Quem quiser pode encontrar mais detalhes sobre o curso no Abrindo O Jogo.

O curso foi bem prático e mais voltado para a programação, além é claro de tratar aspectos referentes ao mercado, conceituação de jogos, etc.

O que gostei é que os tutores estão bastante próximos, facilitando o contato e resolução de dúvidas e utilizar o sistema de EAD, o moodle, foi uma experiência muito boa.

Neste primeiro curso, o interessante foi desenvolver uma engine de jogo do zero, assim, fomos vendo como funcionam as coisas. Gostei bastante disso. Acho mais didático do que ensinar a trabalhar com uma determinada engine, pois assim não ficamos presos a um produto ou marca. Bom, pelo menos acho isso.

Ao final do curso, temos que desenvolver um projeto final, um protótipo de um jogo. Falando francamente, não pude entregar o jogo conforme minha imaginação concebeu ainda e entreguei algo realmente embrionário.

Mesmo assim, o professor envolvido na etapa de projeto final me mandou um e-mail positivo, me encorajando a terminar o projeto e documentar o desenvolvimento. É isso aí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gamasutra's Postmorten: RiverMan Media's MadStone

Aqui vão os meus comentários sobre este postmortem. O jogo em questão, MadStone, foi desenvolvido para a plataforma WiiWare, vindo de um antigo sonho de publicar um jogo para Nintendo (dos fundadores da RiverMan). MadStone é um puzzle 2d, onde as peças vão caindo (assim como tetris) e que custa U$8.00 no WiiWare. Antes de publicar um jogo para WiiWare, a desenvolvedora havia já desenvolvido outros dois jogos casuais para PC, Cash Cow e Primate Panic. Tela do jogo MadStone Bom, vamos às dicas deixadas pelos desenvolvedores: O que funcionou: 1. Correr atrás da Nintendo: Entre contatar a Nintendo e se tornar um desenvolvedor autorizado, os desenvolvedores tiveram que correr um pouco atrás. A primeira lição é justamente essa, não é fácil correr atrás e muitas vezes temos que sair de nossa zona de conforto para conseguir as coisas. 2. Plataforma 2D: A decisão de desenvolver um jogo 2D foi tomada por algumas facilidades como ferramentas de arte mais simples, como o photoshop; Pouco código...

GameDev Tutorial - Basic Circle Chain Engine Using Unity3D Part 1

Circle Chain ( http://www.emanueleferonato.com/stuff/circle_chain/ ) is a simple game developed in 2007 by Emanuele Feronato ( http://www.emanueleferonato.com ) as a monetization test in Flash Games. In fact it's based on Boomshine ( http://www.k2xl.com/games/boomshine/ ) Emanuele has since, ported his game tutorial for lots of platforms: AS3: (complete)  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/20/circle-chain-ported-to-as3-with-commented-source-code-available-ready-to-jump-to-the-iphone/ Game Maker: (basic)  http://www.emanueleferonato.com/2012/06/07/circle-chain-engine-made-with-game-maker/ Construct2 HTML5:  http://www.emanueleferonato.com/2012/03/14/html5-version-of-circle-chain-engine-using-scirras-construct2/ Corona SDK:  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/24/basic-circle-chain-engine-using-corona-sdk/ Gideros Studio:  http://www.emanueleferonato.com/2012/04/12/basic-circle-chain-engine-using-gideros-studio/ Stencyl:  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/29/ba...

E.T. the Extra-Terrestrial em 3 níveis

E.T. o Extra-Terrestre E.T. o Extra-Terrestre, de 1982, é um consagrado filme co-produzido e dirigido por Steven Spielberg, que fez parte da minha infância. Assisti novamente depois de uns 15 anos e nem preciso dizer que foi nostálgico.