A Parte IV do projeto consiste no desenvolvimento da mecânica básica do jogo. Como em um diário, segue a descrição de alguns progressos e dificuldades encontrados. Dia 28 de agosto de 2010. Horário: 12h35m – 12h58m / 13h48m-18h02m.
- game design, art, programacao e qa.
- idéia. game design leva idéia ate o final, conforme imaginou: gameplay, visual, etc. GameDesiner guia a galera: pode ser produtor, diretor. Designers sistemas (balanceamento), de conteúdo (Quest, textos). Entra em diversas etapas. Level designer, desenha no papel ou mesmo entrega algo mais sólido, como um esboço que vai passar pro artista. Precisa estudar o tema do jogo proposto para conhecer a fundo e o publico alvo tb. Programação básica, um pouco de teoria artística (cores complementares,), design projeto, pipeline, tem profundo conhecimento sobre o tema que está trabalhando. Qualidades humanas, comunicar, motivar, elogiar e criticar, ouvir o input das pessoas.
- Criada a Entidade Bola. Comportamento básico ao se colidir. Muitos testes com velocidades, em busca da jogabilidade ideal. No mais, a bola bate e rebate quando colide das paredes ou no jogador. Testei caso o jogador estiver direcionando para um lado ou para o outro e como isso pode influenciar na trajetória da bola. Testei também a possibilidades de “chutar” a bola com o <SPACE>, assim aumentando a velocidade da bola.
- Tem algo errado no tratamento da aceleração, que não está do jeito que eu esperava. No entanto, ficou parecendo que a bola pega “efeito”, pois conforme a velocidade aumenta, a bola começa a fazer uma pequena curva em sua trajetória.
- Está andando, mas a passos muitos lentos. Como notaram, estou anotando o tempo dedicado ao projeto. Algumas vezes há distrações, mas estou evitando bastante. Hoje por exemplo, além de ficar desenvolvendo no netbeans, corrigi uma imagem no fireworks e rabisquei algum design do sistema no caderno.
Comentários