Pular para o conteúdo principal

Goal-A-Gol, Parte II: incremento das características e regras.

Na parte II do projeto, definimos algumas características e regras do jogo Goal-A-Gol. Na verdade, trata-se de uma atualização do mini Game Document Design (GDD) que havíamos escrito. Veja mais:
Goal-A-Gol, Parte I.

Projeto: Goal-A-Gol.

Outros títulos possíveis: Go-A-Go, Gol-A-Gol, Go!-A-Gol, Zumbie-A-Gol, Zumbiegol!, Zoccer zombie soccer.

Descrição breve: com Goal-A-Gol a diversão está em fazer gols no adversário, goleiro contra goleiro, utilizando a mecânica do famoso Pong!. Customize seu jogador, faça gols, ganhe partidas, acumule habilidades e conquistas e seja o primeiro das estatísticas!

Influências de:
- Pong
- Goalkeeper
- Castlevania Symphony of The Night - rpg elements
- Plants Vs Zombies – zombie art
- Konami International Super star Soccer - fundos, sons, HUDs, efeitos
- Infectonator! World Dominator - conquistas, mapa do mundo, heroes

Simple Game Design Document:
- Tela 1 (Main Menu): Start Game, estatísticas, Conquistas, Opções, Sair. Tema Futebol, fundo é um gramado verde, com logo-título bonita e chamativa no alto. O menu localiza-se no meio da tela. (ícones corneta/vuvuzela abaixo e nos cantos, simbolizando com/sem som)

- Tela 2 (pré-game): Novo Jogo, digito o nome numa caixa de texto. Carregar Jogo, carrega o jogo salvo anteriormente.

- Tela 3 (world map): aqui é exibido o mapa do mundo. Seleciono o continente e dentro deste terei desafio com as principais seleções que existem. Conforme vamos vencendo, vamos liberando novas áreas, como outros continentes. (Opção de entrar no Centro de Treinamento para efetuar upgrades de skills)

- Tela 4 (in game): a tela é composta do fundo de gramados, no desenho de um campo. Os gols se encontram nas extremidades cima/baixo, com seus respectivos jogadores logo à frente, de braços abertos. HUDs (heads up display) com informações do placar e tempo devem ser exibidos. O jogo acaba com o fim do tempo e de acordo com o placar, acumula-se a pontuação. (e demais conquistas).

Menu in game: quando acionado pausa o game (e oferece as opções de substituição pelos heróis conquistados. estes aparecem na forma de ícones/avatar como numa barra de ferramentas, onde os personagens indisponíveis ficam transparentes)

Conquistas (títulos? campeão mundial, olímpico, etc.?): ganha estrelas no uniforme

Continentes: várias regiões, a exemplo do Infectonator

Centro Treinamento (skills):

Estatísticas: Ranking, numero de partidas, numero de gols, saldo de gols, gols vazados, vitorias, derrotas, títulos

Customização do personagem: cor uniforme(desenhar a mão livre?), raça, nome do clube, etc.

Enredo:

Objetivo: ser o campeão mundial no menor tempo possível. Para isso é necessário vencer todas as partidas.

Características:
- A final é obrigatoriamente no Brasil, nos estádios que sediarão a copa de 2014
- A AI pode efetuar suas mudanças no intervalo dos tempos, podendo por exemplo colocar seu herói para jogar.
- Depois de vencer o time adversário, seu herói fica disponível para o nosso clube.
- Heróis (jogadores famosos) podem ter características marcantes que podem ou não ser alcançáveis através da evolução das skills (XP)
- CT Skills como rapidez, aumento dos braços, força do chute, amigo do juiz, sair da área, resistência a lesões, chuteira etc.
- Estatísticas: gráfico de contentamento da torcida, torcida pode jogar rolo de papel higiênico no jogador, deixando-o paralisado por um instante. O jogador deve desviar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gamasutra's Postmorten: RiverMan Media's MadStone

Aqui vão os meus comentários sobre este postmortem. O jogo em questão, MadStone, foi desenvolvido para a plataforma WiiWare, vindo de um antigo sonho de publicar um jogo para Nintendo (dos fundadores da RiverMan). MadStone é um puzzle 2d, onde as peças vão caindo (assim como tetris) e que custa U$8.00 no WiiWare. Antes de publicar um jogo para WiiWare, a desenvolvedora havia já desenvolvido outros dois jogos casuais para PC, Cash Cow e Primate Panic. Tela do jogo MadStone Bom, vamos às dicas deixadas pelos desenvolvedores: O que funcionou: 1. Correr atrás da Nintendo: Entre contatar a Nintendo e se tornar um desenvolvedor autorizado, os desenvolvedores tiveram que correr um pouco atrás. A primeira lição é justamente essa, não é fácil correr atrás e muitas vezes temos que sair de nossa zona de conforto para conseguir as coisas. 2. Plataforma 2D: A decisão de desenvolver um jogo 2D foi tomada por algumas facilidades como ferramentas de arte mais simples, como o photoshop; Pouco código...

GameDev Tutorial - Basic Circle Chain Engine Using Unity3D Part 1

Circle Chain ( http://www.emanueleferonato.com/stuff/circle_chain/ ) is a simple game developed in 2007 by Emanuele Feronato ( http://www.emanueleferonato.com ) as a monetization test in Flash Games. In fact it's based on Boomshine ( http://www.k2xl.com/games/boomshine/ ) Emanuele has since, ported his game tutorial for lots of platforms: AS3: (complete)  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/20/circle-chain-ported-to-as3-with-commented-source-code-available-ready-to-jump-to-the-iphone/ Game Maker: (basic)  http://www.emanueleferonato.com/2012/06/07/circle-chain-engine-made-with-game-maker/ Construct2 HTML5:  http://www.emanueleferonato.com/2012/03/14/html5-version-of-circle-chain-engine-using-scirras-construct2/ Corona SDK:  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/24/basic-circle-chain-engine-using-corona-sdk/ Gideros Studio:  http://www.emanueleferonato.com/2012/04/12/basic-circle-chain-engine-using-gideros-studio/ Stencyl:  http://www.emanueleferonato.com/2012/02/29/ba...

E.T. the Extra-Terrestrial em 3 níveis

E.T. o Extra-Terrestre E.T. o Extra-Terrestre, de 1982, é um consagrado filme co-produzido e dirigido por Steven Spielberg, que fez parte da minha infância. Assisti novamente depois de uns 15 anos e nem preciso dizer que foi nostálgico.